Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

segunda-feira, 4 de março de 2019

Protecionismo é sinônimo de país menos desenvolvido

… É da página 8 do livro de C. Donald Johnson de 2018, (A riqueza de uma nação: uma história da política de comércio na América) - The Wealth of a Nation - A History of Trade Politics in America - by C. Donald Johnson :
Em contraste com a visão convencional atual da política comercial, o protecionismo historicamente tem sido, muitas vezes, uma ferramenta para as grandes empresas consolidarem interesses monetários às custas da classe trabalhadora.

O economista Don Boudreaux ((DBX) reintera:

E assim o protecionismo permanece até hoje, embora muitas pessoas sejam cegas para essa realidade.

Claro que alguns trabalhadores se beneficiam do protecionismo. Claro que algumas pequenas empresas se beneficiam do protecionismo. Esses benefícios são facilmente percebidos, em grande parte porque esses beneficiários são usados ​​ como mascotes pelos interesses corporativos que estão quase sempre no centro do impulso por impostos punitivos sobre as compras feitas por cidadãos comuns de mercadorias vendidas por fornecedores estrangeiros.

Mas não só, no país de origem, as legiões de consumidores sofrem de protecionismo, como também muitos trabalhadores e empresas - existentes e prospectivas. Essas vítimas do protecionismo são, em grande parte, invisíveis, exceto para as pessoas que pensam como economistas sensatos pensam.

Repito o que muitos outros observaram ao longo dos anos de uma forma ou de outra: três menos um não é igual a nenhum número maior do que dois - apesar da insistência tola dos protecionistas de que três menos um é igual a um número não só maior que dois mas, na verdade, maior de três.

Como alguém pode se apegar a qualquer coisa tão absurdo quanto o protecionismo está além do meu poder de compreender, mas cair nele (nessa falácia) é o que muitas pessoas fazem.

Infelizmente é isso.

Fonte: Café Hayek (se você quer saber tudo aquilo que o protecionismo faz para arruinar a economia de um país, visite este site)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.