Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Como era Cuba antes do comunismo?

A VERDADEIRA HISTÓRIA DE CUBA!  (Repassando)

PARA CONHECER E DIVULGAR ! 

O QUE ACONTECEU COM CUBA?

 Entre 1825 e 1897, 60 a 75% de toda a renda bruta que a Espanha recebia do exterior vinha de Cuba.

 Antes do final do Século XVIII, Cuba aboliu as touradas por considerá-las "impopulares, sanguinárias e abusivas" com os animais.

 O 1º bonde que circulou na América Latina foi em Havana em 1900.

Também em 1900, antes de qualquer outro país na América Latina foi em Havana que chegou o 1º automóvel.

A 1ª cidade do mundo a ter telefonia com ligação direta (sem necessidade de telefonista) foi em Havana, em 1906.

 Em 1907, em Havana usou-se o 1º aparelho de Raios-X da América Latina.

Em 19 maio de 1913 quem realizou o 1º vôo da América Latina foram os cubanos Agustin Parla e Rosillo Domingo, entre Cuba e Key West, que durou 1 hora e 40 minutos.

O 1º país da América Latina a conceder o divórcio a casais em conflito foi Cuba, em 1918.

O 1º latino-americano a ganhar um campeonato mundial de xadrez foi o cubano José Raúl Capablanca, que, por sua vez, foi o 1º campeão mundial de xadrez nascido em um país subdesenvolvido. Ele venceu todos os campeonatos mundiais de 1921-1927.

Em 1922, Cuba foi o 2º país no mundo a abrir uma estação de rádio e o 1º país do mundo a transmitir um concerto de música e apresentar uma notícia pelo rádio.

A 1ª locutora de rádio do mundo foi a cubana Esther Perea de la Torre.

Em 1928, Cuba tinha 61 estações de rádio, 43 delas em Havana, ocupando o 4º lugar no mundo, perdendo apenas para os EUA, Canadá e União Soviética. Cuba foi o 1º no mundo em número de estações por população e área territorial.

Em 1937, Cuba decretou pela 1ª vez na América Latina, a jornada de trabalho de 8 horas, o salário mínimo e a autonomia universitária.

Em 1940, Cuba foi o 1º país da América Latina a ter um presidente de etnia negra, eleito por maioria absoluta, quando a maioria da população era branca. Adiantou-se em 68 anos aos Estados Unidos.

Em 1940, Cuba adotou a mais avançada Constituição de todas as Constituições do mundo. Na América Latina foi o 1º país a conceder o direito de voto às mulheres, igualdade de direitos entre os sexos e raças, bem como o direito das mulheres trabalharem.

O movimento feminista na América Latina apareceu pela 1ª vez no final dos anos 30 em Cuba. Ela se antecipou à Espanha em 36 anos, que só  concedeu às mulheres espanholas o direito de voto, posse de seus filhos, bem como poder tirar passaporte ou abrir uma conta bancária sem autorização do marido, em 1976.

Em 1942, o cubano Ernesto Lecuona se torna o 1º diretor musical latino-americano de uma produção cinematográfica mundial e também o 1º a receber indicação para o Oscar norte-americano.

O 2º país do mundo a emitir uma transmissão pela TV foi Cuba em1950. As maiores estrelas de toda a América, sem chance em seus países, foram para Havana para atuarem em seus canais de televisão.

O 1º hotel a ter ar condicionado em todo o mundo foi construído em Havana: o Hotel Riviera, em 1951.

O 1º prédio do mundo construído em concreto armado foi em Havana: o Focsa, em 1952.

Em 1954, Cuba tinha uma cabeça de gado por pessoa. O país ocupava a 3ª posição na América Latina (depois de Argentina e Uruguai) no consumo de carne per capita.

Em 1955, Cuba é o 2º país na América Latina com menor taxa de mortalidade infantil (33,4 por 1000 nascimentos).

Em 1956, a ONU reconheceu Cuba como o 2º país na América Latina com as menores taxas de analfabetismo (apenas 23,6%). A taxa do Haiti era de 90%; da Espanha, El Salvador, Bolívia, Venezuela, Brasil, Peru, Guatemala e República Dominicana era cerca de 50%.

Em 1957, a ONU reconheceu Cuba como o melhor país da América Latina em número de médicos per capita (1 por 957 habitantes); com o maior percentual de casas com energia elétrica, depois Uruguai; e com o maior número de calorias (2870) ingeridas per capita.

Em 1958, Cuba é o 2º país do mundo a emitir transmissão de TV a cores.

Em 1958, Cuba é o país da América Latina com maior número de automóveis (160.000, um para cada 38 habitantes). Era quem mais possuía eletrodomésticos. O país com o maior número de quilômetros de ferrovias por km2 e o segundo no número total de aparelhos de rádio.

Ao longo dos anos 50, Cuba detinha o 2º ou 3º lugar em internações per capita na América Latina, à frente da Itália e mais que o dobro da Espanha.

Em 1958, apesar da sua pequena extensão e possuindo apenas 6,5 milhões de habitantes, Cuba era 29ª economia do mundo.

Em 1959, Havana era a cidade do mundo com omaior número de salas de cinema: (358) batendo Nova York e Paris, que ficaram em 2º lugar e 3º, respectivamente.



E depois o que aconteceu?

Veio a Revolução Comunista! E hoje... resta o desespero da população faminta, sem liberdade, nem de abandonar o país, sem dignidade, onde a atividade que mais emprega é a prostituição.

Esse regime que destruiu CUBA é o projeto da cúpula petista para o Brasil.

O pior é que, por desconhecimento/ignorância /  "acomodação" muitos ainda apoiam os "petralhas" obedientes ao "Molusco".

EM OUTUBRO DE 2014 – DEPOIS DA COPA – VÊM AS ELEIÇÕES – Ainda há tempo de mudar o  Brasil ou Cubanizá-lo.

Fonte: horacio bancheroem - Blog do horaciocb


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.