Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Pensadores da Nova Esquerda, de Roger Scruton


Roger Scruton analisa os intelectuais que a esquerda idolatra

Acaba de sair, pela É Realizações, Pensadores da Nova Esquerda, de Roger Scruton. Na Apresentação que escrevi — “Subsídios à desconfiança” —, afirmo que este livro pode desempenhar, no Brasil, a função de um manual de primeiros socorros, útil para o jovem cuja desconfiança cresce quanto mais os nomes aqui analisados são repetidos com irrefletida euforia por seus professores. Rodrigo Gurgel

***

É Realizações lança "Pensadores da Nova Esquerda", de Roger Scruton

Por Bruno Garschagen

Ótima (e exclusiva) notícia editorial deste blog: a É Realizações lança em novembro a tradução do excelente livro “Pensadores da Nova Esquerda” (336 páginas, R$ 59,90), de Roger Scruton. A edição conta com prefácio do crítico literário Rodrigo Gurgel que expõe a importância da obra também para o ambiente intelectual e político brasileiro.

SOBRE A OBRA: Publicado pela primeira vez na Inglaterra em 1985, este volume reúne uma série de ensaios que Roger Scruton escreveu para The Salisbury Review e para The Cambridge Review. Trata-se de análises surpreendentes da obra de catorze dos pensadores mais influentes do movimento que veio a ser conhecido como a Nova Esquerda. São eles: E. P. Thompson, Ronald Dworkin, Michel Foucault, R. D. Laing, Raymond Williams, Rudolf Bahro, Antonio Gramsci, Louis Althusser, Immanuel Wallerstein, Jürgen Habermas, Perry Anderson, György Lukács, J. K. Galbraith e Jean-Paul Sartre.

Antes de tratar destes autores individualmente, no ensaio de abertura Scruton procura esclarecer o que é a esquerda e por que escolheu abordar estes autores. Ao final, ele também explicita a perspectiva subjacente a suas análises, de maneira a deixar claro de que ponto de vista partem as críticas feitas.Esta edição brasileira conta com a breve e precisa apresentação do professor Rodrigo Gurgel, que procura evidenciar o quanto esta obra pode ser esclarecedora também para o público brasileiro e ressalta que “este livro foi elaborado na contramão do discurso hoje dominante”. SOBRE O AUTOR: Roger Scruton é escritor, filósofo e comentarista cultural. Especialista em estética, dedica-se com especial atenção à música e à arquitetura. No debate cultural e político contemporâneo, é considerado um dos expoentes do pensamento conservador e um grande polemista. Tem vasta obra publicada na imprensa sobre questões políticas e culturais. É fellow da Royal Society of Literature e da British

OUTROS LIVROS PUBLICADOS PELA ÉREALIZAÇÕES: A Política da Prudência, de Russell Kirk.Os Intelectuais e a Sociedade e Conflito de Visões, de Thomas Sowell.As Ideias Têm Consequências, Richard Weaver.Da Alegria no Leste Europeu e na Europa Ocidental, de Andrei Plesu.Beleza, de Roger Scruton.

Fontes: Blog do Rodrigo Gurgel e Site de Bruno Garschagen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITE A BIBLIOTECA DO SUBVERSIVO DO SÉCULO XXI