Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

domingo, 11 de outubro de 2015

DESPOTISMO

Por Alexis de Tocqueville.

Em meio às trevas do futuro já podemos descobrir três verdades muito claras.

A primeira é que todos os homens de nossos dias são
arrastados por uma força desconhecida que podemos ter a esperança de regular e abrandar, mas não a de vencer, que os impele docemente e os precipita para a destruição da aristocracia;

a segunda, que, entre todas as sociedades do mundo, as que terão sempre a maior dificuldade em escapar por muito tempo ao governo absoluto serão precisamente estas sociedades onde a aristocracia não existe mais nem pode mais existir;

a terceira enfim, que em nenhum lugar o despotismo deve produzir efeitos mais perniciosos que nestas sociedades; pois mais que qualquer outra espécie de governo ele favorece o desenvolvimento de todos os vícios aos quais estas sociedades estão especialmente sujeitas, e assim as impele para o mesmo lado que, seguindo uma inclinação natural, elas já pendiam.


L’Ancien Régime et la Révolution. Oeuvres Complètes (Éd. J-.P. Mayer), Tome II, Vol. 1, Paris, Gallimard, 1953, pp.73-74.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VISITE A BIBLIOTECA DO SUBVERSIVO DO SÉCULO XXI