Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

O Grão-mestre do mercado livre: Uma homenagem ao grande economista Leland B. Yeager

O Brasil irá prosperar somente quando o povo brasileiro tiver uma noção básica da verdadeira economia de livre mercado. Era assim que pensava Leland B. Yeager em relação a todos os povos do mundo. Anon, SSXXI.

                                          ***
Leland Bennett Yeager - 4 de novembro de 1924 - 23 de abril de 2018

[(...)] Leland Yeager nunca perdeu de vista a lógica do sistema de preços de mercado, os benefícios do governo limitado e os direitos de propriedade privada, a dignidade do indivíduo e a beleza do processo de mercado e sua ordem espontânea. Como Buchanan, ele entendeu que a ordem do mercado emerge do processo de troca voluntária, e que tal resultado depende crucialmente das instituições que apoiam e estruturam um sistema de livre mercado.

Uma instituição que é da maior importância é o dinheiro sólido - isto é, dinheiro com um poder de compra previsível e estável. A ênfase de Yeager em como a desordem monetária (desequilíbrio monetário) pode perturbar os preços relativos e sua função coordenadora e tornar os cálculos econômicos mais difíceis, deixou-o profundamente interessado em examinar as alternativas à moeda fiduciária discricionária do governo, inclusive a privatização. Ele buscava uma “constituição monetária” que ancorasse as expectativas sobre o valor futuro do dinheiro e, assim, ajudasse a facilitar o intercâmbio - ampliando o escopo dos mercados e, assim, a gama de opções abertas aos indivíduos.

Leia o artigo completo de James A. Dorn: Leland B. Yeager: Market Grandmaster, aqui, no Instituto Cato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.