Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

O livre mercado entre as nações não cria monopólio e o protecionismo dos governos só serve para prejudicar os consumidores.

Poverty and Progress - Realities and Myths about Global Poverty by Deepak Lal
“O processo de globalização, em particular a integração dos mercados de capitais, aumenta a contestabilidade dos estados e das empresas. Pois o grau de contestabilidade depende, em ambos os casos, das barreiras à entrada contra potenciais novos entrantes e barreiras à saída de clientes existentes. Os temores atuais de que uma economia globalizada será monopolizada por grandes multinacionais são, portanto, infundados, já que a globalização, aumentando a contestabilidade, fará com que até mesmo a maior dessas espécies se comporte de maneira competitiva”. Deepak Lal

O economista Don Boudreaux (DBx) concorda com esta frase de Deepak Lal e ainda acrescenta:

Sim.

Os conservadores que abraçam o protecionismo abraçam o medo de que empresas, empresários e trabalhadores em seu país simplesmente não estejam à altura da tarefa de competir com rivais estrangeiros, e a crença de que entre os passos para tornar seu país “ótimo” é para seu próprio governo para restringir a liberdade dos consumidores em seu país.

Os "progressistas", que abraçam o protecionismo, compartilham da baixa opinião dos conservadores sobre os negócios, empresários e trabalhadores de seu país, mas também erroneamente acreditam que o protecionismo "adere aos" oligarcas corporativos quando, de fato, cria oligarcas corporativos.



Meu título: O livre mercado entre as nações não cria monopólio e o protecionismo dos governos só serve para prejudicar os consumidores. Anon, SSXXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.