Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

sábado, 17 de novembro de 2018

Vocês já ouviram falar de José Oswaldo de Meira Penna? Que pena!

Dicas de dois livros em PDF para vocês que não conhecem este grande escritor brasileiro.
A CIÊNCIA MEDONHA E A ÉTICA DO MERCADO

1. Introdução

Friedrich A. von Hayek costuma criticar, com sarcasmo, a mania moderna de se acrescentar o adjetivo "social" às expressões relacionadas com a vida política e econômica da sociedade. Fala-se em "justiça social", em "política social", em "reforma social", em "tudo pelo social", em "consciência social", em "democracia social", em "liberalismo social". Mesmo a Igreja considerou necessário, nestes últimos cem anos, criar uma "doutrina social", embora se tenha cuidadosamente abstido de definir exatamente em que consiste tal doutrina, ou seja, em especificar se é ou não a favor da socialização dos meios de produção, ou de uma economia de mercado, ou do controle desses meios de produção pelo Estado e por sua burocracia. No Brasil, até os partidos mais conservadores, como o antigo PSD, acharam conveniente colocar o qualificativo "social", a fim de obscurecer suas verdadeiras origens oligárquicas. A ênfase no termo "social" está provavelmente relacionada com a notória ausência de uma "consciência social" em nossa sociologia, pois o "caráter nacional brasileiro" ainda é dominado pelos laços afetivos primários de solidariedade familiar e clientelista. A última novidade entre nós é o "liberalismo social". Ou também o "socialismo liberal" – uma contradição nos termos...

Observa Hayek que essa mania do uso do qualificativo "social" revela uma profunda ojeriza aos valores autênticos de liberdade, de iniciativa privada e de economia natural num mercado aberto. Os velhos termos "justiça" e "consciência moral" perderam seu sentido. Eles se sustentavam na noção de supremacia da Lei e no reconhecimento da responsabilidade da consciência individual. O próprio conceito de Justiça torna-se incompreensível e desprovido de significado se lhe é acrescentado esse qualificativo suspeito: a Justiça passa a ser considerada uma questão de "estrutura" governamental. (um pedacinho do livro: Opção preferencial pela riqueza)

Dois livros em PDF de José Oswaldo de Meira Penna,

1 - “Opção preferencial pela riqueza” -  pdf,  aqui

2 - “O Dinossauro”  - pdf, aqui


Biblioteca Subversiva: Dicas de livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.