Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

sábado, 25 de agosto de 2018

O Comunismo renasce das cinzas em forma de Fascismo.

Socialistas astutos optam pelo fascismo participativo na prática

Os astutos socialistas (se não for um oximoro) optam pelo fascismo participativo, não pelo socialismo, na prática. Eles sabem que o socialismo total - a nacionalização e o controle central de todos os principais meios de produção - é um sistema ruinoso. Ao optar pelo fascismo participativo, eles podem obter a maior parte do que buscam, por meio de regulamentação generalizada, taxação pesada e inundações de gastos do governo, enquanto permitem aos capitalistas agredidos espaço suficiente para manobra que impedem a economia de ir direto ao inferno . Além disso, quando tudo der errado - e assim será -, eles podem culpar o problema do capitalismo, a chamada economia de mercado de forma fraudulenta, que permanece em operação prejudicada.

(Para mais sobre essa ideia, que venho discutindo há mais de trinta anos, veja o capítulo 10 do meu livro Crisis and Leviathan ou, em resumo, Neste artigo:

O socialismo está morto; O fascismo participativo triunfou

Por Robert Higgs

“Socialismo com características chinesas” = fascismo chinês
“Capitalismo americano” = fascismo americano
"Pós-comunismo na Rússia" = fascismo russo
“Terceira via escandinava” = fascismo escandinavo
“Fascismo italiano” = fascismo italiano
“Fascismo alemão” = fascismo alemão
“Fascismo espanhol” = fascismo espanhol
“Corporativismo europeu” = fascismo europeu
“Corporativismo Brasileiro" - Taxas e Impostos elevados sobre o lucro das médias e pequenas (micro) empresas privadas, regulamentações burocráticas excessiva, gastos exorbitantes do governo, ambientalismo e outras práticas contra as propriedades privadas, etc - Fascismo Brasileiro de FHC e do PT (um adendo meu).

Você está começando a ver um padrão?

Muitas pessoas continuam percebendo a presença ou o advento iminente do socialismo aqui, ali e em toda parte e a lamentar a perspectiva. Mas o socialismo completo está quase extinto. Além da Coreia do Norte, quase nenhum país tem agora os atributos essenciais do socialismo: propriedade do governo, gestão e controle direto de todos os principais meios de produção; planejamento central de alocação de recursos e distribuição de renda; e uma quase completa ausência de direitos de propriedade privada, exceto propriedades muito pequenas e alguns itens pessoais. Quase todos os países do mundo agora permitem elementos importantes da propriedade privada, combinados com ampla intervenção do governo e regulamentação do uso da propriedade privada e extensa tributação, subsídios e provisão governamental de uma variedade de “bens públicos”, “bem-estar”, infraestrutura e muitos outros tipos de bens e serviços.

Além disso, quase todos os países têm eleições de funcionários públicos; daí o termo que usei por mais de 30 anos (emprestado de minha estudante de doutorado e amiga Charlotte Twight ), “fascismo participativo”. (Não importa que as eleições sejam muitas vezes manipuladas e fraudulentas.) Além disso, muitos países têm Instituições estabelecidas para permitir aos cidadãos lesados ​​uma medida do devido processo na contestação do tratamento dado pelo governo a suas pessoas e propriedades e permitindo-lhes uma voz pública em expressar suas preferências por ações do governo. (Não importa que esse devido processo seja em grande parte falso.).

Esse tipo de regime, amigos mios, é claramente a onda do futuro . Ao contrário do socialismo completo, que leva ao domínio totalitário, pobreza em massa e decadência econômica, o fascismo participativo não apenas apazigua o desejo das pessoas de participar do processo formal de tomada de decisões do governo, mas também permite aos empreendedores privados espaço suficiente para manobra alguns casos ficam ricos; também o suficiente para que eles possam manter a produção nacional em um nível razoavelmente alto e, em alguns casos, até mesmo gerar crescimento econômico positivo. Portanto, esse sistema, mesmo que contenha as sementes de sua própria destruição, não se destrói quase tão rapidamente quanto o socialismo completo. E enquanto isso, os políticos e seus companheiros que dominam o sistema sorriem todo o caminho até o banco.

Robert Higgs é membro sênior em Economia Política do Instituto Independente, autor ou editor de mais de catorze livros independentes, e do periódico trimestral do Independent Independent, The Independent Review.


Crisis and Leviathan - Critical Episodes in the Growth of American Government) - Robert Higgs

 Antes de morrer completamente, o comunismo renasce das cinzas em forma de Fascismo (título meu, Anon, SSXXI)

Biblioteca Subversiva: Dicas de livros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.