Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Uma pergunta para os protecionistas (I)

Estou começando uma nova série no Cafe Hayek. Chama-se "Uma pergunta para os protecionistas". Convido os protecionistas a oferecerem suas melhores respostas.

Por Don Boudreaux

Pergunto a qualquer Protecionista:

Se, como você acredita, a concorrência com firmas e trabalhadores estrangeiros causa uma queda líquida de longo prazo no emprego doméstico ou uma queda de longo prazo nos salários reais domésticos (ou alguma combinação desses dois efeitos), você também acredita que a salvar a inovação tecnológica que é uma característica principal das economias modernas faz o mesmo?

Se não, você pode explicar por que o substituto do trabalho doméstico X (importações) tem um efeito diferente do que o substituto do trabalho doméstico Y (máquinas que poupam trabalho, como alavancas, rodas, escavadeiras e computadores)? Se assim for, dado que a humanidade há milênios aumentou seu uso de tecnologias que economizam mão de obra, por que a humanidade não está sofrendo atualmente com desemprego maciço e empobrecimento devido à sua crença de que as importações reduzem permanentemente a demanda por mão de obra?

Fonte: Cafe Hayek

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.