Seja bem vindo, amigo!

Seja bem-vindo, amigo! Seja você também mais um subversivo! Não se entregue e nem se integre às mentiras do governo e nem da mídia! Seja livre, siga o seu instinto de liberdade! Laissez faire! Amém!

Translate

segunda-feira, 14 de maio de 2018

A Economia Troglodita do Brasil e o Índice de Liberdade Econômica

O QUE É ÍNDICE DE LIBERDADE ECONÔMICA

O Índice de Liberdade Econômica mede o grau em que as políticas e instituições de um país apoiam a sua liberdade econômica. Os pilares da liberdade econômica são escolha pessoal, troca voluntária, liberdade para competir, e garantia da propriedade privada. Quarenta e duas variáveis são utilizadas para construir o índice e medir o grau de liberdade econômica em cinco grandes áreas:

1 - Tamanho do Governo;

2 - Sistema Legal e Direito de Propriedade;

3 - Dinheiro Confiável;

4 - Liberdade de Comercializar Internacionalmente;

5 - Regulação.

O QUE É LIBERDADE ECONÓMICA?

Os elementos-chaves da liberdade econômica são: a escolha pessoal; b) troca voluntária coordenada por mercados; c) liberdade para entrar e competir no mercado; e d) proteção de pessoas e suas propriedade de agressão por outros.

Estes quatro pilares indicam que a liberdade econômica é encontrável quando os indivíduos são permitidos escolher por si mesmos e encetar transações voluntárias enquanto eles não causarem danos as outras pessoas ou às suas propriedades. Enquanto indivíduos, têm direito à sua própria vida, talentos e recursos, e não têm direitos algum a limitar os direitos dos outros.

Portanto, indivíduos não tem o direito de apoderar-se das coisas dos outros ou demandar que outros provenham coisas para eles. Uso da violência, fraude e ofensas à integridade física não são permitidas e, ao invés disso, os cidadãos são livres para escolher, trocar e cooperar com outras pessoas – e competir caso seja do interesse. Numa sociedade economicamente livre, o principal papel do governo é proteger os indivíduos e sua propriedade de agressão de terceiros. O ILE foi criado para medir a extensão com que essas instituições e políticas estão consistentemente sendo asseguradas por um determinado país.

POR QUE É IMPORTANTE MENSURAR A LIBERDADE ECONÓMICA?

Construído a partir da obra dos laureados Nobel Friedrich Hayek e Douglass North, tem-se verificado uma explosão de investigações acerca do impacto de instituições econômicas, políticas e legais no desempenho dos países durante as duas últimas décadas.

Economistas referem-se a este corpo da literatura como Nova Economia Institucional. Esta pesquisa ilustra que as instituições exercem um grande impacto nas diferenças entre países em relação a renda per capita e crescimento econômico. Outros fatores, incluindo características culturais, clima e local podem também ser importantes, mas atributos institucionais geralmente têm mais poder de explicação. O debate continua sobre o conjunto de instituições mais importantes para o processo de crescimento e a relação de causa e efeito entre vários arranjos políticos e econômicos. Pesquisas indicam que as instituições econômicas exercem um impacto mais forte e consistente no crescimento econômico do que a democracia política. Entretanto, os dois podem ser complementares. O caminhar em direção a uma estrutura política mais democrática frequentemente costuma antecipar reformas econômicas. Isso tem levado ao debate sobre como o ordenamento das reformas políticas e econômicas influenciam o desempenho e porque reformas ocorrem em alguns países, e não em outros.

A Nova Economia Institucional destaca a importância do projeto Liberdade Econômica do Mundo. Os dados do ILE constituem a mensuração mais completa do grau em que os países permitem que a alocação de recursos ao mercado tende a ser mais eficiente. Obviamente, uma medida confiável do grau de importância que os países atribuem ás instituições de mercado, consideradas como o player fundamental do jogo econômico, é central no auxílio aos esforços de pesquisadores em demonstrar a importância da liberdade econômica e das instituições políticas como determinantes dessa mesma performance.

Querem ver a lastimável posição do nosso país? Aqui
Logotipo da liberdade: Essa inscrição cuneiforme é a escrita mais antiga da palavra "liberdade" (amagi). Ela foi copiada de um documento de argila escrito por volta de 2300 a.C. - em Lagash, cidade-estado da Suméria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Boa parte dos conhecimentos surgiu dos questionamentos.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.